Concurso público e fim de ano: FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO E FIM DE ANO: FOCO E DISCIPLINA – POST [#15]

FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO, como transformar suas promessas de fim de ano em ações concretas para alcançar a tão sonhada aprovação no concurso público?

Estamos chegando ao final de mais um ano. Nesse período, é muito comum analisarmos o que fizemos em 2016 e planejarmos o que gostaríamos de fazer em 2017. Fazemos promessas, traçamos metas e planos para o próximo ano que está chegando: vou emagrecer, vou fazer mais atividades físicas, vou me encontrar mais com os meus amigos, vou me dedicar mais a minha família, VOU ESTUDAR PARA PASSAR NO MELHOR CONCURSO PÚBLICO e tantas outras coisas.

Antes de mais nada, tenho o enorme prazer de informar a você que quem vos fala hoje é o Professor Luiz Muniz. Darei dicas importantes a serem seguidas no caminho da aprovação no concurso público dos sonhos. Estou nessa caminhada com você desde o início do Método de Estudo, apesar de ter guardado esse meu primeiro artigo para o fim de ano.

Infelizmente, é muito comum olharmos para trás e percebermos que a maioria das promessas que fizemos há um ano não se tornaram realidade.

Apesar de nosso foco aqui ser a preparação para o concurso público, a base dos conceitos abordados poderá ser aplicada em todos os objetivos que traçar. O intuito desse artigo é ajudar você a transformar suas promessas em realidade, principalmente aquelas promessas ligadas à sua preparação e (futura) aprovação.

A promessa de fim de ano:

Em primeiro lugar, geralmente, as promessas de fim de ano se baseiam muito na FÉ. Fé de que o próximo ano será melhor do que o atual. Fé de que você irá realizar aquilo que ainda não conseguiu. Fé de que tudo será diferente!

Não estou dizendo que a fé não é importante. Longe disso! Independentemente da sua religião, a fé sempre será um fator essencial para que o ser humano acredite e busque as mudanças necessárias para atingir os seus objetivos.

Apenas acredito que a fé deva andar junto de 3 fatores para promover a mudança que você espera: FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO.


FOCO

É normal que esse período seja marcado por um alto número de promessas e objetivos.

Seria maravilhoso se pudéssemos mudar nossa vida para melhor (em TODOS os aspectos) de um ano para o outro após refletirmos um pouco. Na prática, porém, o que acontece, é a falta de foco por querer que TUDO mude rapidamente. É aquele velho ditado: quem tudo quer, nada tem…

Assim, neste final de ano, coloque num papel tudo aquilo que você gostaria de realizar (ou melhorar) no próximo ano e depois coloque um grau de prioridade. Tente reduzir os seus objetivos a um número factível para evitar frustrações futuras.

Se o seu FOCO principal (atualmente) é estudar e passar num concurso público, você deve entender o que deve ser feito no próximo ano para que se aproxime desse objetivo. Tenha em mente que há alguns pontos que necessitam de atenção e que acabam tirando você do seu FOCO principal ao longo do tempo sem que você se dê conta disso. Vamos a eles:

Interesse no Concurso Público:

Não há como se manter focado se você não tem interesse real naquilo que está fazendo. Assim, neste final de ano, faça uma reflexão sobre qual é o seu interesse nos estudos. Não tente se enganar e, ao mesmo tempo, enganar seus amigos e familiares. Para você passar num concurso público é necessário, no mínimo, querer MUITO! Se não houver INTERESSE, não haverá FOCO. Se não houver FOCO, é muito provável que você chegará ao final de 2017 lamentando por não ter conseguido estudar como deveria (ou gostaria).

Energia:

Aprenda a trabalhar a sua energia! O ser humano não é uma máquina! É normal estarmos mais dispostos a realizar uma determinada tarefa em alguns dias ou em determinadas horas do dia. Para que o estudo seja produtivo, é essencial que a sua cabeça e o seu corpo estejam bem. É necessário que a sua energia esteja em um patamar elevado. Não há como manter o FOCO sem energia!

Alguns detalhes podem te ajudar nesse aspecto: tenha uma boa alimentação (não dá para estudar sem ter se alimentado bem antes), faça exercícios físicos (o seu corpo deve estar preparado para aguentar longos períodos de estudo) e procure dormir bem (essencial para sedimentar o conhecimento adquirido durante o dia e recarregar as baterias para o dia seguinte).

Tarefas:

Tente evitar ao máximo ser multitarefa. Todo ser humano acha que é capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Infelizmente, a grande maioria que tenta fazer isso acaba perdendo o FOCO. Assim, dê um passo de cada vez. Realize (e bem) uma tarefa de cada vez e seja mais PRODUTIVO! Você pode incluir isso na sua lista de metas criadas nesse fim de ano.

Distrações:

É primordial que você tente abstrair as distrações do dia a dia. Não há dúvida de que a tecnologia nos trouxe muitas inovações e ferramentas que nos auxiliam na realização de diversas tarefas. Entretanto, essa mesma tecnologia aumentou (e muito) as nossas distrações. Pense em quantas vezes você estava estudando e foi interrompido por uma ligação corriqueira, um aviso de mensagem do WhatsApp ou do Facebook. Saiba que esse tipo de distração pode (e deve) ser evitado no próximo ano. Estudos mostram que a cada vez que somos interrompidos por uma distração durante o nosso estudo, levamos muito tempo (em torno de vinte e três minutos) para voltarmos ao nosso estado de FOCO anterior. Coloque como uma META de 2017 evitar esse tipo de distração.

Para evitar distrações sugiro fortemente que você leia dois artigos nossos, os Posts #13 (VOCÊ É UM CONCURSEIRO INTERESSADO OU COMPROMISSADO?) e #11 (APLICATIVOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS). E se você ainda não se inscreveu em nossa newsletter para receber nossos novos artigos no seu e-mail, inscreva-se agora mesmo através do formulário abaixo:


DISCIPLINA

Além do FOCO, outro fator essencial para a promoção de mudanças é a DISCIPLINA.

Geralmente, os objetivos demandam um tempo para serem atingidos. Você não emagrece, aprende uma língua ou altera a sua alimentação do dia para a noite. O ser humano necessita de um tempo para adaptação e aprendizagem. É por esse motivo que a disciplina é importante.

Tenha em mente que estudar para concurso público exige MUITA disciplina.

Concurseiro, peço que reflita sobre algumas questões: Você tem conseguido realizar aquilo que tem planejado? Você fez e seguiu o seu ciclo de estudos ao longo de 2016? (para aprender um pouco mais sobre a importância, o que é e como montar o seu próprio ciclo de estudos, clique aqui). Você conseguiu atingir suas metas semanais de estudo? Você fez revisões? Você fez muitos exercícios?

Neste final de ano, pense no seu estado atual para conseguir chegar no seu estado ideal!


DETERMINAÇÃO

Por fim, como anda a sua DETERMINAÇÃO em atingir os seus objetivos?

A determinação é o que faz você não desistir quando as dificuldades aparecem (e elas vão aparecer, infelizmente).

Para quem é concurseiro, 2016 não foi um ano fácil: poucos concursos, PEC 241, falta de perspectiva de novos editais e por aí vai…

Embora não haja muitas notícias sobre um grande concurso público se aproximando, a realidade é que uma hora eles virão. E como dissemos anteriormente, você estará preparado quando essa hora chegar? (veja nosso artigo “Quando começar a estudar?” clicando aqui) Mantenha a sua DETERMINAÇÃO e você será recompensado!


Tenha em mente que FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO não são variáveis independentes, ou seja, a falta de um desses elementos prejudica os demais. Por isso é importante que nesse final de ano, você planeje as suas ações para atingir os seus objetivos em 2017, tendo em mente esses 3 fatores.

Tenha FOCO! Priorize algumas metas e objetivos! Procure eliminar (ou ao menos minimizar) todas as coisas que atrapalharam os seus estudos em 2016: consiga mais tempo para estudar (chega de desculpas!) e tente se manter focado durante esse período de estudos, saia de grupos de WhatsApp, não perca tempo no Facebook e pare de conversar com pessoas que só te colocam para baixo.

Tenha DISCIPLINA! Vida de concurseiro é feita de repetição! Planejar, estudar, revisar, fazer exercícios. Dia após dia. Não é fácil, mas não é impossível!

Mantenha a sua DETERMINAÇÃO na busca do seu objetivo! Não se deixe abater pelas notícias ruins. Os futuros aprovados em um grande concurso público do país estão estudando nesse momento!

Para finalizar, eu e toda a equipe do Método de Estudo desejamos que você tenha um excelente 2017! Que você consiga se manter FOCADO nos estudos e tenha muita DISCIPLINA. Que você consiga colocar em prática todos os seus planos e atingir todas as suas metas. Que tenha DETERMINAÇÃO nessa jornada e que, enfim, você possa olhar para trás ao final do ano que se aproxima e dizer: “Eu fiz o meu MELHOR! ”.

Faça isso e tenha a certeza que você estará mais próximo de ver o seu nome na próxima lista de aprovados do concurso que deseja!

Um forte abraço, bons estudos e muitas HBCs a todos! E para você que está nos lendo em dezembro, um ótimo fim de ano.

Dúvidas ou comentários? Escreva abaixo deste artigo no campo de “comentários”.

PS: devido às festas de fim de ano, nosso próximo artigo será publicado na semana do dia 09/01/2017.


Luiz Muniz é sócio cofundador do Método de Estudo e mentor da Liga da Aprovação. Teve que manter o FOCO, ter DISCIPLINA e estudar MUITO durante a sua preparação até ser aprovado no concurso de Fiscal do Estado de São Paulo.


46 respostas
  1. Liliane
    Liliane says:

    Olá ! Eu achei este artigo muito interessante, muito obrigada pelas orientações. Gostaria de saber se vcs irão disponibilizar algum depoimento de educandos que fazem a mentoria?
    Sei em fevereiro irá abrir inscrições, estou super ansiosa para saber se o preço será o mesmo, a opinião dos que realizaram…enfim dúvidas de quem não pode fazer na primeira turma, mas está com muita pretensão de fazer, uma das metas que gostaria de concretizar!

    Responder
    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Olá Liliane,

      Em primeiro lugar muito obrigado pelas palavras. Achei bem interessante a ideia dos depoimentos, mas ela depende da autorização e da vontade dos alunos da Liga. Vamos pensar nisso nas próximas semanas…

      Aguarde que, em breve, disponibilizaremos mais novidades sobre a próxima turma da Liga…

      Abraços, bons estudos e sucesso!

    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Olá Miguel, fico feliz em ajudar você e todos os concurseiros. Sei bem como é essa jornada. Fique ligado no nosso site pois teremos muita coisa ainda em 2017! Abraços e bons estudos.

    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Sueli, o primeiro passo para melhorar é VOCÊ perceber que precisa melhorar…Força e coragem rumo à aprovação! Abraços e boas festas para você também!

  2. Wilson Jr
    Wilson Jr says:

    Ótimo texto, incentivador, motivador e cheio de positividade. Feliz 2017, obrigado por dedicar tempo em ajudar ao próximo(concurseiros na fila), sucesso!

    Responder
  3. Nádia
    Nádia says:

    Parabéns pelo artigo!!! Que venha 2017 para podermos ser melhores que o que somos hoje!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🍾🍾🍾
    Feliz Ano Novo pra todos!

    Responder
  4. Adriano Jose Vanderlinde
    Adriano Jose Vanderlinde says:

    Que venha 2017! Seguimos Focados, Disciplinados e Determinados na busca da realização de nossos objetivos! Muito obrigado, abraço e feliz 2017!

    Responder
  5. Mateus Ribeiro de Souza
    Mateus Ribeiro de Souza says:

    Parabéns pelo excelente artigo. Feliz natal e um ano novo de sucesso à todos do método de estudo. Obrigado pelos excelentes artigos que foram postados nos auxiliando e muito na preparação para concurso público.
    Grande abraço

    Responder
    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Olá Mateus. Obrigado pelas palavras. Eu e toda a equipe do Método de Estudo estamos empenhados em fazer ainda melhor em 2017! Feliz Natal e um ótimo ano novo para você e sua família. Abraços e bons estudos!

  6. Rafael Eliziário
    Rafael Eliziário says:

    Prezado Luiz,

    Ótimas palavras…
    Realmente existem certos acontecimentos em nosso dia a dia que nos faz desviar a atenção de um objetivo já planejado que é o estudo. Vou me realinhar para que 2017 eu posso realizar os meus objetivos dentro do prazo estimando considerando os riscos que possam surgir.

    Fique em paz e um ano novo repleto de realizações a você e todos da sua equipe!

    Att,

    Rafael Eliziário

    Responder
    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Olá Rafael, espero que faça esse planejamento e que você consiga realizar todos os seus objetivos (principalmente a APROVAÇÃO!). Abraços e um ótimo ano novo para você também…

    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Arli, ser disciplinado não é fácil. Se fosse, teríamos muito mais pessoas falando inglês fluentemente, se alimentando de maneira saudável etc. Tenha em mente que a DISCIPLINA vem com o tempo. Se você está disposto a LUTAR por isso, ótimo, é o primeiro passo para VENCER! Abraços e bons estudos!

  7. Neirilene Pereira da luz
    Neirilene Pereira da luz says:

    Obrigada professor,pelo artigo, nos chama a reflexão para nos aperfeiçoarmos na nossa meta de estudo para o próximo ano, meu muito obrigada e um FELIZ NATAL E ANO NOVO.

    Responder
    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Olá Neirilene, espero que o artigo possa te ajudar a fazer essa reflexão e tornar 2017 um ano muito mais produtivo em relação aos estudos. Abraços e um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO para você e sua família também…

  8. Leví
    Leví says:

    Vou tentar, velho! Vou tentar mesmo, vou me esforçar.
    E quando conseguir, vou lembrar que na minha caminhada conheci o Alexandre Meirelles e o Luiz Muniz, o Willian Douglas, e outros…
    Um forte abraço

    Responder
    • Luiz Muniz
      Luiz Muniz says:

      Levi, agradeço demais pelas suas palavras….Tente MESMO, faça um esforço (o MÁXIMO que puder) e tenha a CERTEZA que você irá conseguir…

      FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO…não tire isso da sua cabeça. Torne-se mais forte dia após dia…e esteja preparado quando a hora chegar…

      Abraços e boas festas…

  9. Ketura Boveto
    Ketura Boveto says:

    Obrigada por manterem esse site e nos dar dicas preciosas!
    Boas festas, professores! Muniz, Alexandre e aos demais que fazem parte do Método de Estudo!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *