Concurso público e fim de ano: FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO

APLICATIVOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS – POST [#11]

Olá, concurseiros. Neste artigo abordaremos a utilização da tecnologia a favor da aprovação, apresentando uma lista de aplicativos e dicas de como estudar para concursos tirando proveito dos recursos tecnológicos. Assim você poderá impulsionar sua preparação para concursos públicos.

Hoje não é o Alexandre Meirelles quem vai escrever algo! Aqui é Thiago & Tiago (não é dupla sertaneja, apesar de um deles ser de Goiás!). Assim como o Alex, somos Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo e estamos juntos no projeto Método de Estudo.

Sabemos que atualmente existem diversos aplicativos e ferramentas nesse sentido, então resolvemos escrever sobre o que mais tem sido utilizado, deixando espaço neste artigo para que você possa trazer novidades ou mesmo tirar dúvidas sobre os aplicativos que avaliamos. Considere este artigo como um espaço aberto para compartilhamento de tecnologias utilizadas, logo, utilize a área de comentários para dar suas sugestões, ok?

Antes de entrarmos nos detalhes de cada aplicativo, queremos lembrar que cada pessoa tem uma maneira particular de estudar, portanto nem todos os aplicativos apresentados aqui terão serventia para todos os que estão na luta pelos concursos públicos. Por exemplo: se você gosta de estudar no papel, tem muita dificuldade em absorver conhecimento utilizando materiais digitais (PDF p.ex.), então não fará sentido você utilizar um aplicativo que faça anotações em PDF.

Escolhemos alguns aplicativos que atuam nas principais dificuldades dos que estudam para concursos públicos, quais sejam:

  • Concentração

  • Anotações

  • Organização de materiais

  • Revisão

  • Visualização de vídeo-aulas

  • Controle de horas de estudo

 

Então vamos a eles…

CONCENTRAÇÃO

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Atualmente, uma das maiores fontes de desconcentração é o smartphone. A toda hora recebemos notificações de e-mails, mensagens no Whatsapp, Facebook, chamadas etc. E basta um pequeno virar de olhos para checar a notificação (não precisa nem mesmo abrir a mensagem) para que a linha de raciocínio se perca, para que um conceito complexo deixe de ser compreendido.

Alguns concurseiros tomam atitudes mais drásticas, como apagar Facebook, Whatsapp etc do aparelho para não ser incomodado (o que realmente funciona, mas o isola de fontes de conhecimento para inclusive auxiliar nos estudos).

Uma maneira mais “suave” de lidar com essas interrupções seria utilizar as funções “Não perturbar” dos smartphones. Tanto celulares com sistema Android como iOS possuem essa função. Para acessá-la no Android basta arrastar o dedo a partir da parte superior para abrir a barra de notificações, e então buscar pelo botão de atalho que ativa/desativa essa função. Já no Iphone (IOS) o procedimento é similar, porém feito a partir da parte inferior do aparelho. Em ambos os sistemas a opção “Não perturbar” fará você ficar livre de interrupções.

Colocamos abaixo uma ilustração que mostra em que local ativar a função “Não perturbar” em iPhones e aparelhos Android:

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Só não se esqueça de desligar o “Não perturbar” quando quiser contato com o “mundo externo”, pois, dependendo das configurações atribuídas, essa função pode até bloquear ligações.

 

ANOTAÇÕES E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Esta é definitivamente uma ferramenta muito útil para quem estuda com a cara no monitor, para quem praticamente não estuda em papel. Estamos falando do Evernote em sua versão Premium, que em out/2016 custava R$ 80,00/ano.

Como tudo que é novo na vida, às vezes criamos um bloqueio mental para aprender uma nova ferramenta. Não é diferente com o Evernote. Não que operar o aplicativo seja algo extremamente complexo, mas sabemos que concurseiros não tem tempo a perder. Neste caso, não chamaríamos de perda de tempo, mas sim de um investimento para ganhar muitas horas de produtividade mais para a frente.

Listamos abaixo o que julgamos ser as principais funcionalidades do Evernote para um concurseiro:

  • Todos os seus PDFs se encontram organizados da maneira que quiser, como se fossem aqueles fichários que utilizávamos na faculdade;

  • Poderá acessar todos os arquivos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo;

  • Poderá anotar, colocar seta, caixa, e principalmente grifar. Todas essas partes anotadas irão gerar uma primeira página de resumo geral com tudo que foi anotado, transformando cada anotação em um hiperlink, bastando clicar para que você seja direcionado à página em que houve a anotação;

  • Poderá pesquisar em uma ou diversas pastas sobre um assunto específico. O Evernote consegue encontrar tanto o assunto pesquisado nos PDFs, quanto nas imagens digitalizadas.

  • Poderá capturar páginas na internet para manter dentro do Evernote utilizando-se de extensões nos navegadores (para o Chrome temos o Evernote Web Clipper). Isso é muito útil para vincular textos de legislação, assim poderá fazer anotações sobre o texto base e se houver alguma atualização o Evernote carregará automaticamente;

  • Utilizando o smartphone ou tablet, poderá facilmente importar arquivos de outros dispositivos por meio da função compartilhamento, deixando o arquivo transferido na pasta desejada;

  • Poderá também compartilhar facilmente suas pastas com outros usuários, muito útil para os que se organizam em grupos de estudo.

Quem domina o Evernote sai na frente na hora dos estudos, pois encontra os materiais com muita rapidez, não precisa carregar diversos impressos para onde for, as anotações são feitas e encontradas com muita facilidade e o espaço físico de estudo pode se resumir a um Tablet e alguns livros.

Para quem quiser saber mais sobre o aplicativo, colocamos abaixo um vídeo com um tutorial simples (não oficial):

 

Gostaríamos aqui de creditar muitas das informações sobre o Evernote ao concurseiro Rodrigo Pontes, que gentilmente deu seu parecer sobre o aplicativo de forma muito completa. Obrigado, Rodrigo!

 

REVISÃO

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Outra “pedra” no sapato de quem estuda é a organização das revisões. O aplicativo “Partiu Revisar” ajuda a lembrá-lo sobre as revisões necessárias em cada dia de estudo.

Ele trabalha com ciclos de revisões de 1, 7, 15 e 30 dias para um determinado assunto de uma disciplina. Portanto, quando incluímos um novo assunto vinculado a uma disciplina, o aplicativo agendará automaticamente as revisões para 1, 7, 15 e de 30 em 30 dias na sua agenda interna. A cada dia que você acessar o aplicativo haverá indicação dos assuntos a serem revisados, podendo ou não haver notificações push (aquelas que geralmente aparecem na tela do celular mesmo estando bloqueado).

Colocamos abaixo um vídeo dos desenvolvedores do “Partiu Revisar” para apresentar a ferramenta (é um vídeo comercial mesmo, sem muitos detalhes…):

Simples… e útil!

Obs: no momento de publicação deste artigo, não havia disponibilização do aplicativo para dispositivos IOS, apesar de que antes havia.

 

VISUALIZAÇÃO DE VÍDEO-AULAS

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Atualmente a maioria esmagadora dos concurseiros fazem aulas à distância, muitas vezes utilizando-se de players de vídeo incorporados nos sites provedores de conteúdo. Muitos cursos tem 20, 30 até 50 horas. Para otimizar seu tempo de estudo, muitas vezes é possível assistir às aulas em velocidade maior, sem com isso prejudicar a assimilação de conhecimento.

Quando um professor fala muito rápido, como o Alexandre Meirelles (rs), é difícil aumentar muito a velocidade, mas mesmo para esses dá para chegar pelo menos a “1.3x”, aumentando assim em 30% sua velocidade e, com isso, claro, diminuindo seu tempo assistindo ao vídeo. Para os que falam mais devagar, ou que estão explicando coisas que você já tem uma facilidade, dá para chegar a “2.0x” sem problemas. Neste exemplo, um curso de 50h dá pra assistir em 25h, deixando essas 25h de sobra para mais 25h de HBC.

Para isso, recomendamos o Video Speed Controller, que é uma extensão que você instala gratuitamente no Chrome ou no Firefox. No Chrome, basta ir lá em cima, embaixo do “X” que fecha a janela, clicar no botão que tem três barrinhas horizontais, depois em “mais ferramentas -> extensões”, procurar por “video speed controller” e mandar instalar.

A partir de então, quase sempre que você assistir a um vídeo do Youtube ou do Vimeo, dentre outros sites de vídeos, vai aparecer um quadradinho lá em cima do vídeo, à esquerda, escrito “1.00”. É só clicar nele para aparecerem uns botões ao lado com os sinais de “+” e “-”, daí é só clicar nesses para aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo.

Beleza, agora ninguém mais tem motivos para perder tempo assistindo a vídeos na velocidade normal, ok?

 

CONTROLE DE HORAS DE ESTUDO

Aplicativos Concursos Públicos - Método de Estudo

Uma frase muito utilizada no meio empresarial dita por um dos papas da gestão de qualidade que podemos muito bem trazer para a realidade dos concurseiros é a seguinte:

“Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle.”, Joseph M. Juran

Portanto, seja utilizando aplicativos, planilhas, papel etc, o importante é medir a produtividade dos estudos para identificar pontos de melhoria e entender melhor os caminhos a seguir para se obter sucesso.

Para suprir essa demanda, atualmente temos o aplicativo Aprovado, que já é largamente utilizado para medição e anotação dos tempos de estudo.

De modo geral, o usuário cadastra todas as disciplinas e respectivos assuntos que irá estudar e utiliza um cronômetro interno para medir o tempo líquido de estudo de cada matéria.

O aplicativo registra as medições feitas no cronômetro vinculando o tempo obtido com uma disciplina e assunto. Há também a opção de registrar manualmente as horas de estudo caso o usuário tenha anotado em outro meio por qualquer motivo.

O Aprovado disponibiliza relatórios de acompanhamento para os usuários, como um gráfico de linha do tempo com as disciplinas estudadas em cada dia ou um gráfico de pizza com a proporção de tempo de estudo de cada disciplina. Além disso, também há a possibilidade de consultar o histórico de anotações de estudo em cada data.

 

Bom, acho que conseguimos ao menos apresentar algumas alternativas de aplicativos para facilitar um pouco a dura rotina dos concurseiros.

Já salientamos no começo do artigo, mas reiteramos que o principal intuito aqui é deixar um espaço para que você compartilhe algo novo, insira mais informações sobre os aplicativos que comentamos, elogie, reclame etc. Então vá lá embaixo e comente.

Fique à vontade para compartilhar o artigo nas redes sociais:

67 respostas
  1. Franciele Maria Zuchi
    Franciele Maria Zuchi says:

    Boa tarde
    Thiago & Tiago vcs teriam algum aplicativo para baixar em celular, que baixe vídeos aulas, para que assim seja possível estar ouvindo ou assistindo sem a necessidade de estar conectado na internet??

    Abraços!!

    Franciele

    Responder
    • Tiago Ribeiro Neves
      Tiago Ribeiro Neves says:

      Oi Franciele,
      As vídeo-aulas para concurso no geral são protegidas contra gravação devido ao grande volume de pirataria que temos no Brasil.
      O que posso te indicar é que você deixe os videos carregando na internet enquanto se arruma para dormir e depois você dá o play com eles já carregados quando for para a cama.

      Abs

  2. Maria José
    Maria José says:

    Oi gente, muito bom! Mas vo te falar que faço tudo isso, revisão, controle de tempo, memorização, organização e texto no GoConqr, sem contar os Flashcards, mapas e simulados muito bons pra memorizar. O que pouca gente sabe é que GoConqr é de graça e vc pode usar ilimitadamente, e ainda tem grupos de estudo específicos pra concurseiros. Fica a dica.! https://www.goconqr.com/pt-BR/

    Responder
  3. Ana Lívia
    Ana Lívia says:

    Muito Bom o artigo!! Já tentei utilizar o Evernote, como não adaptei, vou tentar novamente…
    e achei bastante interessante o aplicativo Aprovado, de banco de horas, já tenho meu controle de hbc, mas não em aplicativo, vou tentar pq acho válido ter um aplicativo, é mais prático e posso visualizar melhor as hbc utilizadas. Gostei das sugestões.. =)

    Responder
  4. Gabriela Geib Otaviani
    Gabriela Geib Otaviani says:

    Adorei o artigo. Infelizmente fui assaltada e ainda estou sem celular 🙁
    Esse fato está me deixando louca na organização dos estudos, mas mesmo assim vamos lá entre trancos e barrancos.
    Assim que o celular novo chegar irei baixar todos 🙂

    Responder
  5. Cátia
    Cátia says:

    Ótimo post!
    Já utilizei o Partiu Revisar e o Aprovado, e aprovei ambos. Não utilizo mais em função do pouco tempo que estou tendo para estudar.
    Se alguém tiver sugestão de app que BLOQUEIE whatsapp e facebook ficarei grata. Vi que para Android tem o ClearLock (queria algo nesse sentido), mas não encontrei ainda para iOS.
    Obrigada!

    Responder
  6. Marilia
    Marilia says:

    Olá!

    Eu já tentei, mas não consegui me adaptar ao Evernote. Vou tentar mais uma vez… hehe
    Para armazenar os docs e acessá-los em qualquer lugar, utilizo o GoogleDrive. Nos dispositivos móveis, uso o app Xodó para abrir os arquivos. Recomendo! Não encontrei nenhum tão bom, e olha que já testei vários…

    Gosto muito de ler no pc, então deixo uma dica de leitor pdf: FoxitReader. Ótimo para marcações! Bem melhor que aquele Adobe de sempre. Hehe

    Também aprendi outra dica, que compartilho com vocês: usar um app de controle da luz na tela. No pc, uso o F.lux. E para dispositivos móveis, tem vários. Utilizo o Twilight. Torna a visão mais confortável.

    Sobre os citados no artigo, vou me jogar no Aprovado! Coisa que não entra na minha cabeça é controlar carga horária de estudos! Vamos ver se consigo resolver este problema.

    Para revisões, eu utilizava um app de notas. O ColorNotes. Gostava bastante. Na parte das notas, ia fazendo uma espécie de “diário”, anotando tudo que estudava por dia, com uma nota aberta para cada matéria. E no calendário do próprio app, ia agendando as revisões, que depois ele mandava notificações. Vinha funcionando bem até então.
    Mas certamente vou testar o Partiu Revisar, gostei do que foi apresentado, achei bem interessante.

    Responder
    • Alexandre Meirelles
      Alexandre Meirelles says:

      Elisangela,
      nao achei o video speed controller pro firefox, mas achei um parecido, mas não tao bom, que é o “youtube player video speed”. Procure nos complementos e instale.
      Vai ficar o ícone dele lá em cima e daí, qdo abrir um video no youtube, poderá aumentar a velocidade dele de 0,25 em 0,25 clicando no ícone dele.

      Abs

  7. Selma lopes
    Selma lopes says:

    Olá colegas concurseiros, gostei do aplicativo para revisar que é o meu grande desafio…a hora passa tão rápida! O dia acaba parecendo que pouco se aprendeu e mais as revisões… Mas vamos que vamos…Não podemos esquecer.

    Responder
  8. Singrador
    Singrador says:

    Sensacional o artigo. Thiago & Tiago, começarei a usar o Partiu Revisar . A revisão era a grande pedra no meu sapato. Há 6 meses venho tentando gerenciar isso e nunk consegui eficiência, com o app alcançarei um “turbo” em minhas revisões.

    Vcs tb poderiam me auxiliar no seguinte aspecto:

    Adquiri um curso que disponibiliza aulas em PDF e em vídeo, e na cidade em que resido, o sinal de internet é horrível. Eu não consigo assistir on-line a uma aula em vídeo continuamente, a imagem trava a todo momento. A única forma de usufruir desse recurso seria baixar o vídeo – uma aula de 20 min leva em torno de uns 90 min para ser baixada. Entretanto, quando consigo atingir, aproximadamente, 70% do download, o sinal de internet cai e eu tenho que recomeçar o processo todo novamente.

    O ciclo então se repete e eu não estou conseguindo tirar proveito das aulas em vídeo. Foram raras as aulas que obtive êxito em baixá-las. Tenho muitas dificuldades em acompanhar apenas em pdf. Gostaria de pedir o auxílio de vcs no sentido de apontar uma solução para eu realizar o download dessas aulas de forma eficiente.

    Responder
  9. Claudino Neto
    Claudino Neto says:

    Ótimo artigo.
    Aqui eu acrescentaria o site http://www.ciclodeestudos.com.br. Ele não é um aplicativo, mas pelo browser ele funciona como um. Ele distribui automaticamente as horas de estudo de acordo com o período do ciclo e o peso da disciplina, possui campo para relatórios e anotações e estabelece metas de tempo. É uma ótima ferramenta.

    Responder
  10. Marcelo Camera
    Marcelo Camera says:

    Acrescento aqui o app Simplemind para Android! Muito útil para criação de mapas mentais! Uso muito ele conjuntamente com o VLC(vídeos) ou o XODO (PDFs) em meu tablet. O Samsung Tab A permite dois apps simultâneos. O investimento está na faixa de R$19,99 para o app completo, mas vale muito a pena!

    Responder
  11. Simone Pedroso
    Simone Pedroso says:

    Adorei todas as dicas, principalmente do app das revisões, tenho muita dificuldade em fazer essa sincronia. Deixo como minha sugestão aos que estudam por pdf, o uso do “Kindle paperwhite”, um leitor de livros digitais, um “tablet somente para leitura”, cansa bem menos a vista do que o PC, celular ou tablet qualquer. Gostei muito do investimento. Bons estudos.

    Responder
    • Tiago Ribeiro Neves
      Tiago Ribeiro Neves says:

      Olá, Simone. Realmente a tela do Kindle paperwhite é incrível, parece mesmo um papel e é muito mais confortável para leitura do que uma tela normal. Tive a oportunidade de mexer apenas em uma versão anterior dele, e na época a única coisa que não gostei muito foi o fato de a tela não ser touch-screen e não ter a função “pinch-to-zoom”, por isso não achei ele muito prático para PDFs, especificamente. Sei que agora há modelos com touch-screen, esses devem ser muito bons. Ainda não tive o prazer de poder testar um deles.

  12. Walterlym
    Walterlym says:

    Um app que uso bastante é o Focus Keeper(somente IOS), muito útil para controlar o tempo de estudo. Ele é baseado na técnica do Pomodoro. Principalmente para quem é adepto do método do Alexandre, ciclos, esses app é de extrema importância, porque você define os períodos de estudo e as pautas, e ele demonstra sem tempo de estudo através de gráficos. Ah! Existem outros app para Android baseado no mesmo método, Pomodoro, todavia nada comparado ao Focus Keeper!

    Responder
  13. Ana
    Ana says:

    Thiago e Tiago, muito obrigada pelas dicas! Utilizo o Evernote, mas não conhecia vários outros que vocês citaram. Vou correr atrás!
    Este blog Método de Estudo do Alexandre tem me ajudado muito! Vocês possuem uma excelente abrangência e diversidade de temas. Também gosto muito da maneira como escrevem: simples e objetivo!
    Grande abraço!

    Responder
  14. Danielle
    Danielle says:

    Uso desde o início da caminhada o Aprovado e o Partiu,revisar e os considero essenciais para um concurso iro se organizar. Quero sugerir também o Xodó para edição e leitura de pdfs e o VLC para vídeo aula.

    Responder
  15. Denis
    Denis says:

    Apesar de não usar nenhum, prefiro o Onenote ao invés do Evernote.
    Atualmente faço resumos em fixas num aplicativo multiplataforma chamado Anki. Se alguém tiver interesse tem um grupo no Face chamado “Concurseiros do Anki”

    Responder
    • Robson
      Robson says:

      Olá pessoal, parabéns pela iniciativa. Adorei a lista e testarei vários dos aplicativos.
      Sobre o Anki, que o Denis citou. Ele possui vários nomes, pois é multiplataforma:
      Para o PC, utilize o Anki Flashcards (http://ankisrs.net/);
      no Android (não sei se há para IOS): Ankidroid; e
      na web: Ankiweb.
      O programa utiliza o método de fichas (flashcards) e é possível inserir vários tipos de materiais (PDF, print, áudio, vídeo, link) ou escrever manualmente. Além disso, utiliza os princípios de revisões pela curva do esquecimento.
      Dá para sincronizar todo o material, tal qual o Evernote, e há muitas configurações personalizáveis (inclusive para trabalhar com conteúdos que precisam ser decorados).
      Recomendo o aplicativo e o grupo no Facebook: Concurseiros do Anki.

  16. Daniel
    Daniel says:

    Boa noite pessoal. Pra quem estuda por vídeo aulas no celular ou tablet plataforma Android, sugiro instalarem o app diceplayer, ele acelera em até 2x os vídeos.

    Responder
  17. Jacqueline Loyola
    Jacqueline Loyola says:

    Gosto demais do Aprovado. Ele pra mim foi um “achado”. E hoje baixei o Partiu Revisão e assim como o Aprovado, acredito que ele irá ser muito útil para o meu despenho nos estudos.

    Responder
    • Tiago Ribeiro Neves
      Tiago Ribeiro Neves says:

      Olá, Silvio, dei uma olhada nos comentários da play store e no review que você indicou. Realmente parece ser um app muito bom, obrigado pela dica.
      Ele é desenvolvido com foco mais empresarial, mas parece ter um bom potencial de adaptação para outras atividades, como os estudos.

  18. Marcela
    Marcela says:

    Thiago e Tiago, adorei o artigo!! Há algum tempo abandonei o estudo em papel de vez e só utilizo o tablet. Pra mim é um ganho de tempo e organização sem igual.
    Um aplicativo que eu acho essencial para a leitura e as marcações no pdf é o iAnnotate. Com ele vc pode fazer as mesmas coisas que faria com a versão impressa, sem o custo da impressão. Fora que vc leva sua biblioteca de estudo inteira no iPad. Queria saber se existe uma maneira de importar os dados dele para o Evernote.

    Responder
  19. Renata Christofoletti
    Renata Christofoletti says:

    Olá Thiago & Tiago (desculpe a “composição”; tenho que ser justa ao tecer agradecimentos neh, rs), esta dica foi formidável pra mim que só estudo por PDFs e tudo o que é eletrônico, adorei! De fato, tudo o que queremos é minimizar os tempos e maximizar/otimizar os estudos, as HBCs e as Revisões, no entanto, apresento uma pequena ressalva (possivelmente a título científico) que é o fato de alguns pesquisadores defenderem a escrita como forma de retenção ainda mais eficiente de conhecimentos por conta da utilização da memória sensorial (memória muscular das mãos), que teria vantagens sobre a memória visual e auditiva tão-somente. Vocês já devem ter ouvido falar do Renato Alves por exe (recordista brasileiro de memorização), justamente ele é um dos defensores dessa ideia. Enfim, há inúmeras pesquisas nesse sentido, claro que não é o caso aqui de discutirmos sobre elas, mas ao que tudo indica, dispensar completamente a escrita em função apenas da utilização de aplicativos eletrônicos parece não resultar em ganho cognitivo real.
    A questão parece envolver mais o ganho de tempo e a acessibilidade irrestrita às mídias a qualquer tempo e em qualquer lugar, entretanto, ainda me pergunto se a utilização dessas ferramentas, o que requer uma pequena engenharia de pequenos novos hábitos, realmente favorece o estudo em si e a economia de tempo, caso o concurseiro já esteja totalmente “absorvido” por uma rotina de estudos e o edital já tenha saído.
    De qualquer maneira, valeu pelo post, pelas dicas dos aplicativos, vou experimentar algum deles. Continuem postando, ajuda demais. Abçs

    Responder
    • Tiago Ribeiro Neves
      Tiago Ribeiro Neves says:

      Olá, Renata. Obrigado pelo comentário. Realmente não podemos tentar revolucionar hábitos após o edital, isso precisa ser feito antes para que se tenha tempo o suficiente para colher os frutos do novo hábito. Mas, claro, tudo isso deve ser feito respeitando-se as preferências e características de aprendizagem de cada um.

  20. Bmunic
    Bmunic says:

    Eu amo o aprovado! Muito bom para controlar os estudos. O aprovado é app, mas dica para vc desligar o celular é utilizar o site do aprovado. Pode contabilizar por lá e depois é só fazer a sincronização. Perfeito! Agora o partiu revisar eu não me adaptei. Seria bom o aprovado ter um esquema de revisão dentro do próprio app deles.
    Uma dica para quem, como eu, é das antigas e tem dificuldade em estudar leitura na tela do computador (eu amo rabiscar!): Invista na impressora epson ecotank 375. Muito econômica em relação a tintas… nem sei quando de verdade vc precisará, depois de imprimir mais de 2000 folhas, carregar o tanque dela rs (para economizar papel o legal é imprimir mesmo duplicado e frente e verso). Ahhh, e compre pastas para organizar os pdfs rs.

    Responder
    • Fábio
      Fábio says:

      Munic
      Acabei de comprar o modelo L455 da Epson, também ecotank. Essas impressoras vieram pra ficar. aquelas tradicionais de Cartucho de apenas 5ml não suporta nossas demandas de estudo não, com altos volumes de impressão que temos que fazer semanalmente . Agora uma segunda opção seria terceirizar esse serviço. Alguns colegas meus adotaram esse método é o ganho com economia de tempo é fantástico , mas o seu custo sobe um pouco

    • Tiago Ribeiro Neves
      Tiago Ribeiro Neves says:

      Realmente a econonia das ecotanks é excepcional, compensa muito mais que as outras. Eu tenho uma em casa.
      Um cuidado importante para se ter é não deixar elas paradas por muito tempo, é bom imprimir algo pelo menos a cada 15 dias para evitar que a tinta resseque nas mangueiras de tinta, isso já aconteceu comigo uma vez. Uma página de testes já é o suficiente para dar uma movimentada na tinta.

  21. Claudio
    Claudio says:

    Eu gosto de organizar minhas video aulas, resumos, livros e apostilas e gosto de usar o one note da microsoft ao invés do evernote , alem de tudo q o evernote faz tem a vantagem de 1T de armazenamento do office 365 🙂

    Responder
  22. Lucas Romero Assunção
    Lucas Romero Assunção says:

    Um aplicativo amplamente utilizado para o aprendizado de vocabulário de línguas estrangeiras e ideogramas, mas que não vejo concurseiros falando sobre, é o Anki.
    Ele mistura os conceitos de flash cards e curva de esquecimento. Sincroniza os cards no PC e celular, etc. Excelente para itens de pura decoreba (só assim para eu memorizar boa parte da matéria de licitações! Kkk)
    Recomendo!
    Abraços

    Responder
    • Robson
      Robson says:

      Também uso e recomendo!

      Olá pessoal, parabéns pela iniciativa. Adorei a lista e testarei vários dos aplicativos.
      Sobre o Anki, que o Denis citou. Ele possui vários nomes, pois é multiplataforma:
      Para o PC, utilize o Anki Flashcards (http://ankisrs.net/);
      no Android (não sei se há para IOS): Ankidroid; e
      na web: Ankiweb.
      O programa utiliza o método de fichas (flashcards) e é possível inserir vários tipos de materiais (PDF, print, áudio, vídeo, link) ou escrever manualmente. Além disso, utiliza os princípios de revisões pela curva do esquecimento.
      Dá para sincronizar todo o material, tal qual o Evernote, e há muitas configurações personalizáveis (inclusive para trabalhar com conteúdos que precisam ser decorados).
      Recomendo o aplicativo e o grupo no Facebook: Concurseiros do Anki.

  23. Felipe Fernandes
    Felipe Fernandes says:

    Excelente artigo !!!!
    Só uma sugestão…… não sei se vcs conhecem ???
    Existe tb um aplicativo muito bom ….. chamado EDITAL …. esse aplicativo organiza seus estudos de acordo com a quantidade de hrs em contato o peso e número de questões após a publicação do edital …… PERFECT

    Responder
  24. Gabriella
    Gabriella says:

    Adorei o post, principalmente o aplicativo de revisões. Já estava ficando preocupada em organizar todas as revisões de cada conteúdo.
    Obrigada =)

    Responder
  25. Diemesleno Souza Carvalho
    Diemesleno Souza Carvalho says:

    Mais um excelente post!

    Só uma correção:

    Onde diz: Muitas aulas tem 20, 30 até 50 horas.

    Deveria ser: Muitas aulas tem 20, 30 ou até 50 minutos.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] dois artigos nossos, os Posts #13 (VOCÊ É UM CONCURSEIRO INTERESSADO OU COMPROMISSADO?) e #11 (APLICATIVOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS). E se você ainda não se inscreveu em nossa newsletter para receber nossos novos artigos no seu […]

  2. […] públicos aqui no site, que contém dicas sobre como silenciar as notificações nos smartphones (clique aqui para […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *